Vamos falar um pouco sobre Elétrica do barco essencial.
Iates pequenos e barcos a motor têm sistemas de 12 “volts” (corrente contínua), embora embarcações maiores tenham sistemas elétricos de 24 “volts”. Geralmente, o sistema é dividido em duas partes, uma para ligar o motor e outra para fazer funcionar todos os outros equipamentos elétricos a bordo. Normalmente existem duas baterias (ou bancos de baterias) para garantir que haja sempre uma bateria bem carregada para dar partida no motor e que nunca será usada para outra coisa. Em alguns casos, haverá também um terceiro sistema, com outra bateria dedicada para alimentar equipamentos de alta corrente, como guinchos elétrico, propulsores de proa e guincho elétrico.
Sistemas AC
Os barcos maiores geralmente têm um gerador de corrente alternada (CA) para fornecer energia elétrica doméstica. O gerador também pode carregar as baterias DC em vez de usar o motor principal.
O tipo mais comum de sistema CA depende da conexão com a energia da costa quando o barco está atracado. Isso pode ser usado para ligar aparelhos domésticos e também para carregar as baterias. Observe que os sistemas CA e CC devem ser mantidos separados.
Lista de verificação
Com o barco em terra, aqui estão algumas recomendações para realizar uma inspeção elétrica do proprietário do barco. A segurança é sempre primordial, então lembre-se de fazer as verificações com as baterias desligadas. Usar uma lanterna de cabeça ajuda, faça anotações enquanto avança e só faça um reparo se tiver 100% de certeza de que sabe o que está fazendo:
Verificações de fiação
Verificações de bateria
Verificações do alternador
Verificações de equipamento